Envelhecimento das mãos

0

Bom dia women! Andei meio sumidinha daqui, porque uma gripe me pegou e como a pessoa é alérgica, já viu… A gripe já foi, mas a alergia parece que gostou desse corpinho, mas tem sair, pois não lhe pertence… hahaha!

Bom hoje vamos falar do envelhecimento das mãos! Foi uma das minhas preocupações que falei com a Camila Feola, minha dermatologista linda!

Pois bem, preparamos algumas dicas bem legais, afinal ninguém quer ter as mãos envelhecidas, não é mesmo. Um grande erro que cometemos é esquecer o filtro solar, e isso combinado com as mãos na direção do carro… ixxiiii! Ferrou!

Mas vamos lá…

O envelhecimento das mãos é umas das características estéticas que mais denunciam a idade cronológica das pessoas.

É um fenômeno multifatorial e complexo e acontece lentamente, ano após ano, e envolve fatores intrínsecos (próprios do organismos) que se associam com fatores extrínsecos (externos, como: sol, agressões, exposição à agua em excesso), dos quais o mais importante é a exposição crônica e repetidamente à luz do sol.

O envelhecimento das mãos envolve basicamente quatro processos principais:

afinamento e mudança na textura da pele, na qualidade da pele das mãos;

manchas e pigmentos dispersos no dorso das mãos;

pequenas bolinhas e tumores superficiais na pele das mãos;

e a perda de volume no dorso das mãos, com visualização dos vasos e tendões, uma “esqueletização da mão.

maos 3

Quais são os cuidados diários que devemos ter para prevenir o envelhecimento da região? 

O principal cuidado é o uso de filtro solar diário (FPS 30) e de altos filtros (FPS 60-90) quando da exposição intensa ao sol. Além disso, hidratar as mãos, manter as unhas higienicamente cortadas e sem micose são atitudes essenciais para manter a beleza das mãos. Para quem trabalha com água e detergente, o uso de luvas de borracha aflaneladas internamente evita fungos e bactérias e alergias de contato.

A perda de volume nas mãos ocorre por uma progressiva diminuição do tecido celular subcutâneo e afinamento dos músculos do dorso das mãos. É o mais marcante traço do envelhecimento das mãos… essa mão fina, sem tecido, onde se veem os ossos, tendões e veias quase que por transparência. No entanto, a perda de volume nas mãos é o mais fácil de tratar. Tratamos essa mão em poucos minutos, quase sem dor!

Essa mão envelhecida, com  perda de volume nas mãos, é tratada com os famosos preenchedores.

O preenchimento das mãos, feito com o ácido hialurônico ou com a hidroxiapatita de cálcio (conhecida comercialmente no mundo todo pelo nome de Radiesse) é a restauração dessa perda de volume de uma forma natural e prolongada.

maos 4

Alterações pigmentares, manchas senis, afinamento da pele e manchas escuras, além da fragilidade capilar, que se manifesta com manchas roxas cada vez mais frequentes, no dorso das mãos envelhecidas pelo sol. Essas alterações na superfície da pele são muito bem tratadas nos consultórios de dermatologia com os peelings para as mãos, laser selecionados e específicos para o envelhecimento das mãos, e cremes próprios para esse tipo de pele.

Portanto,  para a pele fina, envelhecida e manchadas das mãos, os tratamentos são:

– lasers ablativos fracionados para mãos

– lasers ablativos não fracionados para mãos

– peelings específicos para mãos

maos 2

 

Gostaram das dicas? Então bora cuidar das mãos e não denunciar a idade, rsrs!

Beijo, abraço, aperto de mão!

Nenhum comentário foi feito ainda.

Deixe uma resposta ou comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *