Campinas Decor 2015

0

LIVING 2

Ao comemorar 20 anos de sucesso, a Campinas Decor, principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista, abriu as portas reunindo uma série de fatores inéditos em sua edição 2015. Com um período recorde de exposição ao público, o evento segue até 2 de agosto tendo como cenário a recém-inaugurada expansão do Shopping Center Iguatemi Campinas e transportará para os corredores do empreendimento uma residência de 52 ambientes projetados pelos mais renomados profissionais do setor de Campinas e região.

Garantindo o pioneirismo no país ao construir uma casa desse porte em meio às lojas do shopping, a organização da mostra e o time formado por 78 expositores, entre arquitetos, decoradores, designers de interiores, engenheiros e paisagistas, transformaram uma área de mais de 1.500 metros quadrados localizada no primeiro piso do shopping em uma residência contemporânea, pontuada pelo luxo e pelo que há de mais moderno no mercado. São salas variadas, quartos, oficina, garagem, home cinema, escritórios, espaço gourmet e varandas, entre outros espaços, que irão agradar e atender aos interesses dos mais diversos públicos. Além de estampar moderna fachada e um suntuoso pavilhão de entrada, o evento instiga a curiosidade de quem passa pelos corredores do shopping, pois alguns dos espaços podem ser avistados por meio de vitrines.

Para viabilizar a realização da mostra, a organização elaborou um projeto arquitetônico exclusivo que tinha como premissa a construção da “casa dos sonhos” na área locada no shopping, em um processo inédito na história da mostra, para que depois os expositores pudessem elaborar os projetos individuais de ambientação de cada um dos espaços. Feita a divisão inicial, chegou-se a ambientes amplos, com pé direito alto, ideais para que os profissionais participantes pudessem soltar a imaginação e desenvolver o melhor do seu trabalho.

História da família

Outro fator positivo foi o perfil da família fictícia criada pela organização para nortear o trabalho dos profissionais. Em 2015, o time de expositores teve como missão atender aos gostos dos Andrade, um clã contemporâneo, que espelha características muito comuns na sociedade atual.
O patriarca dessa família é o empresário Cláudio, viúvo de 55 anos de idade, casado pela segunda vez com a chef de cozinha Luíza, de 45 anos. Juntos eles são pais de Eduardo, de 13 anos, e Matheus, de 4 anos. No primeiro casamento, Cláudio teve dois filhos: o designer Fernando, de 30 anos, e a escritora Flávia, de 27 anos. Fernando é casado com uma perfumista e pai da pequena Ana Clara, de 3 meses, que é a grande paixão do vovô Cláudio. Já Flávia vive viajando para alimentar sua profissão e se inspirar em novos lugares. Luíza, que nunca havia sido casada, na juventude teve um filho de produção independente, Felipe, de 18 anos, que adora fazer trilhas e se aventurar. O adolescente Eduardo, filho do casal, é o típico geek, sempre conectado, além de adorar música, enquanto Matheus é cheio de energia e pratica diversos esportes com os amigos. A família ainda conta com dois mascotes: Barão (Cachorro) e Rubi (Gato) que são seus melhores amigos.
A história permitiu à organização projetar ambientes que atrairão o interesse de todos os públicos, ao reunir em um mesmo local quartos para moradores de diversas gerações e de gostos muito variados. E inspira espaços antenados com os tempos atuais, como o Quarto do Geek e a Saleta do Pet.

SALETA DO PET 2 (1)

 

Investimento e expectativas

Foram investidos R$ 7 milhões na preparação da mostra, divididos entre a organização, expositores, patrocinadores e fornecedores. Durante dois meses de trabalho, os arquitetos, decoradores e paisagistas imprimiram nos espaços o que há de mais moderno em tecnologia de automação residencial, luminotécnica, mobiliário, equipamentos de som e imagem, pisos, revestimentos, pinturas e paisagismo.
A 20ª Campinas Decor gerou cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos no período de obras e outros 150 durante a realização da mostra.  A expectativa é obter um aumento de 10% a 20% em relação ao público registrado no ano passado, que foi de 32 mil visitantes.

História

Criada em 1996, a Campinas Decor consolidou-se como a principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior do Estado. Ao longo dos anos, tornou-se uma grande vitrine do trabalho realizado pelos expositores, além de uma oportunidade única para fornecedores e patrocinadores divulgarem sua marca e seus últimos lançamentos.

À frente da realização do evento desde 2001, as empresárias Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso transformaram a mostra em um evento de grande visibilidade não só na região, mas em âmbito estadual e nacional.

Ao logo dos anos, a Campinas Decor assumiu também amplo papel social ao realizar a mostra em bens públicos tombados pelo patrimônio histórico, oferecendo como contrapartida a recuperação desses imóveis. Foram recuperadas instalações da antiga Estação Guanabara (2008), Instituto Agronômico de Campinas (2009 e 2010, em espaços diferentes) e Estação Cultura (2011). Em 2012, a mostra teve cenário rural, ocupando uma fazenda centenária em Joaquim Egídio e em 2013 retornou ao cenário urbano, mantido em 2014. Em 2015, a inovação torna-se a grande marca, com a realização dentro do shopping.

Os excelentes resultados obtidos ao longo dos anos trouxeram a parceria e a obtenção de patrocínio junto a grandes empresas. Em 2015, a organização bate recorde no número de patrocinadores. O evento comemorativo aos 20 anos conta com patrocínio da Brasil Kirin (Diamond), DAIKIN Mcquay (Gold), Marcenaria Carvalho (máster), GNO – Pedra Alta (máster), Quattor (máster), EPTV (máster), Roca Sanitários Brasil, Elettromec, Luxaflex, RC Pisos, MaxHaus, Grupo Sempre e Grupo RAC. Os apoiadores são a Oficina do Estudante, Oliver, Porto Seguro, Honda, Controllar, GM7 e CBN.

 

Quarto do Casal

JANTAR GOURMET

Espaço Zen 2

 

Nenhum comentário foi feito ainda.

Deixe uma resposta ou comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *