37ª Expoflora, como sempre, linda de viver!

0

holambra 1 (21)

A Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. Realizado anualmente em Holambra (junção das palavras Holanda, América e Brasil), o evento dá as boas-vindas à primavera e apresenta ao público flores e plantas ornamentais cultivadas por mais de 450 produtores.

Holambra é uma antiga colônia holandesa, com pouco mais de 13 mil habitantes, e concentra quase a metade (45%) da comercialização de flores e de plantas ornamentais do Brasil. Como o próprio nome sugere, a Expoflora é uma exposição, e não uma feira, já que o seu objetivo não é a venda direta de flores no evento, mas fomentar o seu consumo em todo o país. Por isso, os produtores aproveitam a Expoflora para apresentar aos consumidores as novas variedades de flores e de plantas para avaliar a sua aceitação pelo mercado.

O evento acontece até 23 de setembro, sempre de sexta a domingo, das 9 às 19h.

Eu estive lá e adorei… Uma dica, não perca a chuva de pétalas, é surreal!

holambra 1 (20)

Diz que quem pega um pétala no ar, tem seus desejos realizados! Ufa… Peguei várias, rsrsrs!

holambra 1 (12)

 

Todos os dias, as 16h, o público acompanha a Parada das flores, um desfile de carros decorados com flores que leva visitantes pelas alamedas da parque até o local onde é acontece a Chuva de pétalas. Este ano, também homenageando os 79 anos da imigração, os carros trazem manequins de holandeses com trajes típicos em meio a campos de flores e símbolos dos Países Baixos, como moinhos e bicicletas. Decorados com rosas, girassóis, orquídeas, crisântemos, antúrios, kalanchoes, entre outras flores, e muitas folhagens, em lindos arranjos produzidos pela designer floral Stans Scheltinga.

Ao final da Chuva, o público é convidado pelo professor de danças holandesas e circulares, Piet Schoenmaker, a dançar pela paz mundial. Utilizando as técnicas da dança circular e sob o som do Himno de la Paz (Hino da Paz, de Ricardo Bustamante), eles aproveitam a energia do momento para “espalhar” paz pela Terra.

Mostra de paisagismo e decoração
Sugestões sustentáveis e ideias de decoração reutilizando materiais estão presentes em praticamente todos os 19 ambientes da Mostra de paisagismo e decoração, coordenada pela arquiteta Karina Taccola. Tambores são usados não apenas para o plantio de flores, mas como sofá, porta-garrafas, porta-lenha e luminárias. A madeira de demolição e as cruzetas são utilizadas em móveis, decks, pergolados e pisos. Objetos antigos e de família integram harmoniosamente a decoração. Plantas de baixa manutenção, que exigem pouca rega, têm a preferência dos paisagistas em época de tempo seco.
“Do it yourself” ou “Faça você mesmo” já é tendência na decoração. Tudo para aproximar as pessoas da natureza e incentivá-las a levar mais flores e plantas para os ambientes de suas residências, aumentando os momentos de relaxamento, de contemplação e estimulando o convívio com familiares e amigos.

holambra 1 (16)

homabra 2 (4)

homabra 2 (2)

homabra 2 (1)

 

Gastronomia

Os mais de 300 mil turistas que todos os anos visitam a Expoflora já sabem: tem sempre uma receita nova para ser apreciada nos restaurantes e nas confeitarias. Entre as novidades gastronômicas este ano está a “Salada de flores” com endívias e vinagrete de framboesa – receita do chef Pablo Schoenmaker do Casa Bela Restaurante.
O prato poderá ser harmonizado com o vinho “Pétalas”, da linha “Tempos”, lançamento da Vinícola Góes na Expoflora e produzido com uvas Cabernet Franc cultivadas em São Roque. Trata-se de um rosé fino seco com notas frutadas, especialmente de cereja, morango e mamão, com leves toques florais. Seu sabor é cremoso, de acidez equilibrada e prolongada persistência. Como sobremesa, o Casa Bela apresenta a tortinha “Lemon Curd”, com massa de amêndoas recheada com creme de limão siciliano e coberta com chantilly.
Outra novidade é o “Martin pork” (cotovelo de porco holandês) com molho de mostarda – da Martin Holandesa Confeitaria e Restaurante, que traz também o “Lentebloem” (flor da primavera). O doce, criação do chef Frank Martin Gerritsen, consiste em creme de amêndoas com mousse de creme de leite sabor morango, com cobertura de morangos e chantilly frescos.
A Confeitaria Doce de Rosas também inovou e apresenta o “Frambozem geak” (doce de framboesa), com base crocante com marzipã, recheado com geleia de framboesa e cobertura de chocolate branco.

 

holambra 1 (4)

holambra 1 (18)

holambra 1 (13)

holambra 1 (10)

 

 

Por tudo isso e muito mais, vale sim visitar a Expoflora…

– Área do parque: 250 mil metros quadrados
– Alimentação: duas praças com 16 lanchonetes e sete restaurantes (de fast-food até comidas nacionais e típicas holandesas)
– Duas confeitarias típicas – Martin Holandesa e Doce de Rosa
– Estacionamento: capacidade para cinco mil veículos em sistema rotativo
– 2 postos médicos
– 220 sanitários
– Fraldário
– Bebedouros com água fresca (dois pontos)
– Equipes de apoio
– Áreas de descanso com bancos à sombra das árvores
– Caixas eletrônicos (2 caixas 24 horas e uma agência do Banco do Brasil)
– Lojas de souvenir
– Vendas: três pavilhões de exposição (Shoppings Vermelho, Verde e Azul), onde podem ser encontrados cerca de 250 estandes com artesanato, produtos industriais e para decoração, além de móveis e de utensílios domésticos.

holambra 1 (1)

holambra 1 (7)

holambra 1 (9)

holambra 1 (19)

holambra 1 (14)

holambra 1 (5)

 

Exposição de arranjos florais

A Exposição de arranjos florais, principal atração da Expoflora, homenageia nesta edição os 70 anos da imigração holandesa no Brasil. Jan Willem van der Boon e Jessica Drost, no comando de uma equipe de 22 pessoas, assinam 14 cenários em uma área de 750 m² que conta, por meio de arranjos florais, a chegada dos holandeses ao Brasil, suas impressões sobre o novo país e as lembranças da Holanda.
Os arranjos trazem as tendências e as novidades em flores e em plantas ornamentais para as estações Primavera-Verão. Para a decoração, os artistas estimam que foram utilizados aproximadamente 2.000 mil vasos de flores e 272 mil hastes de mais de 3.500 variedades de cerca de 350 espécies diferentes.

holambra 1 (8)

holambra 1 (3)

holambra 1 (22)

Nenhum comentário foi feito ainda.

Deixe uma resposta ou comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *